• Matéria: Ed. Física
  • Autor: laurinha20043
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante a seção 3.1 aprendemos que a visão é um dos cinco sentidos que nos permitem experimentar e interagir com o mundo a nossa volta. Assim como a audição capta estímulos organizados e decodificados no nível cerebral, a visão também capta informações que, somando-se as recebidas pelos outros órgãos dos sentidos, permitem-nos formar a ideia que temos sobre o mundo que nos rodeia. Diferenciando-se dos outros sentidos a visão é uma habilidade que se aprende, não é inata, porém esse aprendizado não é um processo consciente e desenvolve-se logo nos primeiros anos de vida (Brasil, 2000).

A deficiência visual surge no momento em que nossa capacidade de enxergar é comprometida, mesmo após tratamento ou correções ópticas convencionais. Os graus de visão vão desde a visão total até a cegueira. No extremo inferior estão as patologias como miopia, hipermetropia, estrabismo, astigmatismo, ambliopia, que, apesar de afetar a funcionalidade da visão, não são consideradas deficiências visuais. A deficiência visual se encaixa desde a baixa visão, sendo esta o rebaixamento significativo da acuidade visual, redução do campo visual e a sensibilidade à contrastes e limitações de outras capacidades, até a cegueira total, sendo esta a perda total da capacidade de enxergar.

É importante ter em mente que pessoas com deficiência visual frequentemente apresentam dificuldades no desenvolvimento motor devido à insegurança relacionada à dificuldade que apresentam em orientar-se e locomover-se independentemente com segurança. As limitações provenientes da deficiência também podem ser razão para isolamento social, ansiedade e dificuldade de relacionar-se com pessoas e interagir com o ambiente em que estão inseridos (CARVALHO 2011; NUNES, 2012; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2015).

Ao pensarmos em classificar a DV, Munster e Almeida (2005) apontam a existência de quatro categorias de classificações para pessoas com deficiência visual e afirmam que essas classificações podem sofrer alterações pelo comprometimento do sistema visual, e suas respectivas finalidades.

Classificação legal - Nesse contexto, a deficiência visual é caracterizada por uma limitação no campo de visão. Pode variar de cegueira total à visão subnormal, conforme a diminuição na percepção de cores e maior dificuldade de adaptação à luz. Normalmente utilizada para programas de assistência e previdência social, respaldado pelo Decreto nº. 3.298/1999:

Clínica - Utilizada pelo oftalmologista para diagnosticar, tratar e acompanhar a pessoa com deficiência visual. É diagnosticada por meio de exames oftalmológicos e segue parâmetros internacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.

Educacional - Na avaliação educacional a situação considerada é a habilidade de leitura, procedimento em que a pessoa pode utilizar de recursos adaptados como lupas, lentes e tecnologia assistida ou ser encaminhada para a leitura e escrita no sistema Braille. Basicamente essa classificação é utilizada para facilitar a adaptação na escola.

Esportiva – A classificação esportiva é utilizada nas competições da International Blind Sport Association, buscando proporcionar uma igualdade durante a disputa de esportes voltados para esse público para definir as categorias das competições.

Visando a pratica esportiva, incluiu-se no esporte paralímpico e adaptado a classificação funcional. Atletas com deficiência visual podem ser classificados em 3 classes identificadas com a letra B (Blind):

B1: nesta classe são destinados os atletas com cegueira total definida por nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até uma leve percepção de luz, mas sem capacidade de reconhecer o formato da mão em qualquer distância ou direção.

B2: nesta classe entram os atletas com capacidade de perceber vultos e a forma da mão até a acuidade visual de 2/60 e/ou com campo visual inferior a 5 graus.

B3: nesta classe estão os atletas que conseguem definir imagens com acuidade visual de 2/60 a 6/60 e/ou com campo de visão de mais de 5 graus e menos de 20 graus

A partir das informações acima e de todo o conteúdo desenvolvido ao longo da unidade 3 você deverá:



Relatar quais são as principais estruturas do olho relacionadas ao sistema da visão e suas respectivas funções.

Elaborar um plano de aula contendo 5 atividades que deverão ser aplicadas em um clube de Futebol de 5 para um grupo de alunos.



Alguém pode responder! Desde já obrigada.

Respostas

respondido por: Giuliane6
11
Bom então vamos lá!!

O olho é uma estrutura do corpo humano que precisa de cada uma de suas estruturas internas para se manter vivo, isso significa que para que a visão seja "perfeita" é necessário um conjunto de fatores funcionando juntos, dentre eles :

Córnea- Focaliza a luz que chega aos olhos

Cristalino - focaliza a luz que chega nas pupilas e forma as imagens na retina

Retina- Forma as imagens das coisas que são vistas

Pupila - Local por onde entram os feixes de luz.

Além dessas existem muitas outras estruturas importantes.

Poderiam ser realizadas atividades relacionadas ao futebol de salão:

Por exemplo, em cada aula fazer uma atividade 

Ensinar a historia do futsal
Ensinar as estrategias do jogo
Ensinar os fundamentos ( como coordenação e agilidade)
Ensinar o conteúdo ( domínio da bola, passe, etc)
Ensinar as possibilidades de defesa e ataque.

Espero ter ajudado em alguma coisa.




laurinha20043: Correto!
Perguntas similares