Respostas
Todo esse descaso tem provocado mudanças drásticas em todo o planeta, na temperatura, pressão atmosférica, vento, umidade, quantidade de chuvas ou neve. Todas essas variáveis que constituem o clima podem sofrer alterações quando há poluição.
O aumento das chuvas ácidas é outro problema causado pela poluição do ar. É causado pela emissão de gases ricos em partículas de enxofre que se acumulam no ar. Assim, quando chove, esses gases “grudam” na água, deixando a chuva ácida.
Escurecimento globalA poluição atmosférica também pode provar o escurecimento global. Esse fenômeno consiste na diminuição da visibilidade e luminosidade de uma determinada região. Assim como o escurecimento, a destilação global também é uma consequência da poluição do ar. Este, por sua vez, é caracterizado pelo transporte de agentes químicos por meio do ar das regiões quentes para as frias.
Principais problemasNo entanto, os dois principais problemas para o meio ambiente causados pela poluição atmosférica, que influência diretamente no clima das regiões, são: o efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio.
O primeiro deles é causado pela radiação emita pelo Sol que é absorvida pela Terra através dos gases presentes em alta concentração no ar. Esta energia é emitida para Terra em grandes quantidades, fazendo com que a superfície fique 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases de efeito estufa. Já o segundo faz com que as radiações emitidas pelo sol causem danos aos seres humanos, como câncer e outros problemas de pele.