• Matéria: História
  • Autor: GabyBds
  • Perguntado 8 anos atrás

relação entre movimento republicano e questão militar

Respostas

respondido por: Anônimo
12
O Movimento Republicano: Em 1870 é formado o partido republicano composto pela elite agrária paulista e por setores urbanos do RJ. Seus objetivos básicos, além da república, eram a descentralização do poder e o abolicionismo. Com a lei áurea, a elite agrária do Vale do Paraíba adere ao movimento. 

Conflito Igreja e Império : De acordo com a constituição de 1824, estado e igreja eram unidos no Brasil (padroado). As bulas papais só teriam validade no Brasil após aprovação do imperador (beneplácito) , o que provocava insatisfação do papado. As relações entre a Igreja e o Império começaram a entrar em crise quando a bula Sylabbus, publicada pelo papa Pio IX, proibiu a ligação entre católicos e maçons ( D. Pedro II era maçom). A crise ficou conhecida por "Questão Religiosa" e rompeu definitivamente as relações entre o estado e o clero, antiga base de sustentação do sistema monárquico. 

O Descontentamento Militar : Com a vitória na Guerra do Paraguai, em 1870, o Exército ganhou importância política e passou a contestar as estruturas político-sociais do Império adotando uma política antiescravista e republicana (influência do positivista Benjamim Constant). O descontentamento em relação ao tratamento dispensado pelo Império ao Exército redundou em vários incidentes envolvendo a oficialidade, entre 1884 e 1889, conhecidos como a "questão militar". 

"O Povo Assistiu Bestializado a proclamação da república" - O estabelecimento da República no Brasil não teve uma participação popular, o povo julgou tratar-se de uma "parada militar". D. Pedro II foi derrubado por um golpe militar articulado por Benjamim Constant e Deodoro da Fonseca com apoio da elite agrária

GabyBds: Obrigada ❤️
Anônimo: Marca como melhor resposta ai
Perguntas similares