"O planejamento do ensino tem características que lhe são próprias [...]. Para tal empreendimento, o professor realiza passos que se complementam e se interpenetram na ação didático-pedagógica. Decidir, prever, selecionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo antes, durante e depois da ação concluída. [...] Planejar, então, é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu. Por fim, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico. "
(LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf. Acesso em 29 de julho de 2008).
Considerando a frase da autora, é correto afirmar que:
Peso: 1.0
(A) O ato de planejar pode ser entendido como uma importante estratégia educacional que direciona as atitudes dos professores e deve ser realizado, preferencialmente, pelo coordenador pedagógico da escola, visando à uniformidade das ações docentes.
(B) É aconselhável que a escola contrate um profissional capacitado na área de planejamento do ensino, para que elabore os planos de aula que deverão ser desenvolvidos pelos professores, a fim de garantir a cientificidade do processo.
(C) O planejamento do ensino deve ser flexível e dar mais prioridade às necessidades da comunidade escolar, desconsiderando, se necessário, os conteúdos estabelecidos em documentos de instâncias locais, estaduais ou nacionais.
(D) O processo de planejar o ensino deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano escolar como um ato de reflexão permanente, realizado pelos professores em sua prática social docente.
(E) O planejamento do ensino é um processo que exige organização e sistematização somente por parte da equipe diretora da escola, no sentido de definir as metodologias que serão adotadas igualmente por todos os professores da instituição.
3
3 - Entre os principais componentes do planejamento do ensino estão: o diagnóstico do grupo, os objetivos, os conteúdos, os procedimentos, os recursos, a organização do espaço e do tempo e a avaliação. Considerando as revisões teóricas das discussões sobre o ato de planejar o ensino, pode-se afirmar, com relação aos objetivos e aos conteúdos:
I- Todo processo educativo formal tem intenções, propósitos e metas que devem ser traduzidos na definição dos objetivos de ensino e aprendizagem, supondo um processo de reflexão, depuração e explicitação do que se quer fazer.
II- A formulação dos objetivos é prioritária no planejamento do ensino e independente da seleção dos conteúdos, considerando a perspectiva da formação de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.
III- Os conteúdos podem ser classificados em conceituais (envolvendo a aprendizagem de fatos, conceitos e princípios), procedimentais (envolvendo técnicas, métodos e habilidades) e atitudinais (envolvendo valores, atitudes e normas).
IV- Os conteúdos serão úteis quando seu uso for possibilitado em diferentes situações e devem ser transmitidos somente pelo professor, de forma mecânica e meramente informativa e ser reproduzidos pelo aluno, por meio de provas que verifiquem se foram assimilados.
São corretos:
Peso: 1.0
(A) I e II, apenas.
(B) I e III apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Primeira ...letra D
Segunda ....letra A
Segunda ....letra A
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás