• Matéria: Sociologia
  • Autor: Nickram
  • Perguntado 8 anos atrás

((UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - BRASIL e a construção da identidade nacional A década de 1930 foi um momento marcante na discussão sobre a identidade nacional brasileira. Entre os intelectuais que, na época, debateram essa questão destacou-se Gilberto Freyre, autor de Casa-grande e Senzala, considerada hoje um marco em relação a tal discussão.
 Dialogando com as ideias dos intelectuais brasileiros das gerações anteriores, Gilberto Freyre
 (A) destacava a predominância dos fatores biológicos sobre as características culturais, o que fundamentava uma hierarquização entre as “raças” humanas.
 (B) defendia que a miscigenação entre europeus, indígenas e africanos tinha formado, no Brasil, uma sociedade na qual as distintas matizes raciais e culturais haviam sido recombinadas de forma harmoniosa.
 (C) argumentava que a mistura entre as raças consideradas primitivas (indígenas e africanos) e as raças consideradas superiores (europeus) resultara na degeneração dos brasileiros.
 (D) propunha que se evitasse a degeneração do povo brasileiro, promovendo-se o “branqueamento”, por um processo de miscigenação, que gradualmente incorporasse as características das “raças superiores”.

Respostas

respondido por: itsdygo
15
NL de sociologia né hahahah
A resposta é a letra B
respondido por: Matheusieti
2

Olá!

A alternativa B está correta.

Gilberto Freyre dialoga sobre o mito da democracia racial, tendo como referência o período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.


Deste modo, ele promove reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.



Até mais!



Perguntas similares