• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais diferenças havia entre o sistema de capitanias hereditárias e o do governo-geral? A criação de um significou a extinção de outro ? Explique.

Respostas

respondido por: adrianevieira4ozj24l
10

- As capitanias foram uma tentativa do império português em terceirizar a colonização e evitar gastar o dinheiro do erário público... Não deu certo pois as dificuldades da época referentes a comunicação, transporte, custo de instalação dos engenhos, compra de escravos e manutençao em geral impediram um melhor aproveitamento com exceção de Pernambuco e São Vicente, onde os próprios donatários vieram morar e tocaram a empreitada. 
- O governo geral foi a solução encontrada para solucionar o fracasso das capitanias e evitar que elas, entregues ao abandono, fossem invadidas e anexadas por outros povos, tais como os franceses, que naquela época chegaram a invadir o Maranhão e o Rio de Janeiro... Alem disso, havia sempre o desejo dos governantes lusos em encontrar ouro e metais preciosos... As capitanias foram sendo incorporadas ao império, que passou a centralizar as decisões.
Perguntas similares