• Matéria: Português
  • Autor: Geórgiacintra
  • Perguntado 8 anos atrás

histórico Da a apartheid no filme invictus
me ajudem por favor preciso urgente e pra amanhã

Respostas

respondido por: vitorcurioso
8
De um lado negros, de outro, os brancos. Por décadas a África do sul sofreu com as leis do Apartheid. Negros eram desconsiderados enquanto cidadãos e para eles era proibido até mesmo freqüentar certas ruas, bairros e interagir com brancos. Ao assistir INVICTUS, novo filme de Clint Eastwood, nós vemos um momento crucial da História do país africano, a libertação de Nelson Mandela e a formação de uma nação unificada. 

Eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africano, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.  

O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente a legislação separatista. 

A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. 

A oposição ao apartheid teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil. Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal, seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. 

Juntamente com o hino nacional, o rugby era o principal símbolo da elite branca, formada por descendentes de europeus. Quando todos os que apoiaram e votaram em Mandela esperavam que a equipe fosse extinta, Mandela, em uma jogada política, decidiu mantê-los para não perder a única oportunidade de trazer parte dessa ala para seu lado. A Copa do Mundo de Rugby de 1995 aconteceria na própria África do Sul e Mandela, um visionário, não deixaria essa oportunidade
Perguntas similares