• Matéria: ENEM
  • Autor: andressasilva2
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia as duas passagens do sofista Antifonte (480-411 a.C.?), abaixo, e responda às seguintes questões:

Para ele, o que é natural e o que é cultural no ser humano? Por que a educação é uma necessidade suprema para nós?


 

"Agimos como bárbaros uns em relação aos outros, enquanto, por natureza, todos, em tudo, nascemos igualmente dispostos para sermos tanto bárbaros, quanto gregos. É o caso de se observar as coisas que, por natureza, são necessárias a todos os homens: a todos são acessíveis pelas mesmas capacidades, e em todas essas coisas nenhum de nós é determinado nem como bárbaro, nem como grego. Pois todos respiramos o ar pela boca e pelas narinas."

Antifonte, Papiro Oxyrhynchus, fragmento DKB44.

 

"Considero que a primeira das realizações que se dão entre os homens é a educação; pois, se o princípio de uma realização é produzido retamente, é verossímil que, retamente, há de acontecer o fim; pois, quando se introduz a semente na terra, é preciso esperar pelo desabrochar; e quando se planta a nobre educação no corpo novo, desse modo ele vive e floresce durante toda a vida, e nem a chuva, nem a seca o impedem."

Respostas

respondido por: Anônimo
23
Para ele, o natural é que por natureza, todos, em tudo, nascemos igualmente dispostos para sermos tanto bárbaros, quanto gregos. O Cultural no ser humano é agir como bárbaros uns em relação aos outros. a educação é uma necessidade suprema para que nós desabrochando,evoluímos,desenvolva características para nossa crescimento na terra.
Perguntas similares