• Matéria: Saúde
  • Autor: arxximenes4996
  • Perguntado 8 anos atrás

Na clínica odontológica, onde você estuda, pacientes com diferentes queixas e condições são atendidos. Hoje você vai atender ao paciente A.N.G, 13 anos de idade, com diagnóstico de Síndrome de Down, ele está acompanhado pela sua avó. No preenchimento da ficha de atendimento, a avó escreveu que já havia tentado atendimento em outra faculdade e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, mas devido à síndrome de Down, não houve sucesso. Durante a anamnese, a avó relatou que o menino, somente teve atendimento odontológico aos 7 anos de idade, mas que foi bastante difícil fazer a profilaxia. Disse que ele apresentava dificuldade em aceitar a higienização bucal, que chora muito e morde a escova. Quanto à dieta, ela relatou que o açúcar esteve sempre presente na dieta, mas sem higienização posterior. Ao exame clínico intra-oral, observou-se acúmulo de placa bacteriana e presença de várias lesões de cárie com cavitação. Diante do caso exposto, responda: a) O que se deve priorizar no planejamento do atendimento e tratamento do paciente A.N.G? b) Por ser um paciente com deficiência, quais são as melhores maneiras de abordagem?

Respostas

respondido por: Giuliane6
1
Olá!! Bom vamos lá! 

O que devemos fazer primeiro é remover a cárie, isso porque é o que é mais prejudicial a saúde do paciente no momento, após isso removemos a placa.

Agora, vamos pensar que é interessante que o dentista seja especializado em atendimento especial.

O atendimento pode ser feito em três modalidades :

-A normal - Essa existe uma cooperação por parte do paciente e pode ser alternada com o tipo de ambiente e instrumental.

-Condicionado- Nesse tipo de atendimento é necessário mostrar todos os procedimentos que serão feitos ao paciente, para que assim não haja problemas futuros.

-Sob restrição - Aqui podem ser usadas ações mecânicas ,químicas e hipnóticas. 

Espero ter ajudado!
Perguntas similares