• Matéria: História
  • Autor: amandavds5506
  • Perguntado 8 anos atrás

PERGUNTA 5É sabido que durante sua campanha, Trump entrou em choque com as agências de inteligência e segurança, especialmente a CIA, criando uma situação de descrédito nessas e em outras instituições que Fukuyama (2016) atribui como um dos principais sintomas do declínio da política americana. A candidatura de Trump, contudo, teve respaldo de nomes de peso de outra importante agência de inteligência dos EUA, a DIA (Defense Intelligence Agency), especializada em defesa e inteligência militar.Acerca da situação política dos EUA, é incorreto o que se afirma em:a.O fenômeno Donald Trump, mais do que mistificado, deve ser examinado e entendido dentro de uma nova forma de se fazer política, a qual está inserida em um contexto global de desconfiança e insatisfação geral com as engrenagens do sistema tradicional.b.O Brasil no mundo geopolítico de Donald Trump parece já estar reenquadrado como um país secundário.c.Para o principal cargo de política externa, Trump escolheu Jinping, superintendente e consultor executivo da meganacional inglesa aeroespacial, Airplyer.d.Um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais do conflito econômico entre EUA e China, direcionando as suas críticas à postura chinesa: primeiro, as políticas de desvalorização cambial forçadas; segundo, as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado; e terceiro, as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense.e.Trump nomeou, como forma de reforçar o elo com as forças armadas, o general aposentado linha-dura do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Jim Mattis, como Secretário de Defesa, bem como o ex-militar e deputado republicano membro do Tea Party, Mike Pompeo, para chefiar a CIA.

Respostas

respondido por: ampulheta
0
a.O fenômeno Donald Trump, mais do que mistificado, deve ser examinado e entendido dentro de uma nova forma de se fazer política, a qual está inserida em um contexto global de desconfiança e insatisfação geral com as engrenagens do sistema tradicional.
Correto. A desconfiança da população em geral a respeito dos políticos de carreira, tem dado espaço para a ascensão de figuras atípicas em cargos de poder.

b.O Brasil no mundo geopolítico de Donald Trump parece já estar reenquadrado como um país secundário.
Correto. O Brasil já é um país secundário para os Estados Unidos desde os fins da Guerra Fria, dado que não é mais estratégico no combate ao comunismo.

c.Para o principal cargo de política externa, Trump escolheu Jinping, superintendente e consultor executivo da meganacional inglesa aeroespacial, Airplyer.
Falso. Xi Jinping é, na realidade, o Presidente da República Popular da China.

d.Um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais do conflito econômico entre EUA e China, direcionando as suas críticas à postura chinesa: primeiro, as políticas de desvalorização cambial forçadas; segundo, as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado; e terceiro, as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense.
Correto. A visão polêmica e as críticas pesadas efetuadas por Peter Navarro talvez tenham sido os motivos para a recente visita do presidente ao rival asiático.

e.Trump nomeou, como forma de reforçar o elo com as forças armadas, o general aposentado linha-dura do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Jim Mattis, como Secretário de Defesa, bem como o ex-militar e deputado republicano membro do Tea Party, Mike Pompeo, para chefiar a CIA.
Correto. A fim de se alinhar com os interesses das forças armadas, Donald Trump estabeleceu em seu governo, cargos públicas a Mattis e Pompeo.

Abraços.
Perguntas similares