Respostas
A fundação de Roma é, lendariamente, atribuída a Rômulo e Remo. Diz a lenda que quando Tróia caiu (século XII a.C.), o principe troiano Enéias conseguiu salvar-se. Após uma longa peregrinação, chegou ao Lácio. Eneias ter-se-ia fixado junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino (dando-se o nome de Latinos ao seu povo). O filho de Enéias fundou a cidade de Alba Longa. O Tempo passou e os descendentes de Enéias reinavam em Alba. Um deles, Numitor, três séculos mais tarde, foi deposto e aprisionado por Amúlio, seu irmão. Amúlio matou um sobrinho e, para que não houvesse descendência, colocou sua sobrinha, Réia Silvia, num colégio de Vestais, transformando-a em Vestal (sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta).
Um dia, segundo a versão mais corrente da lenda, a jovem vestal terá ido buscar água para um sacrifício em um bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida (para outros, apenas assediada) por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou, tendo nascido desta união proibida dois gêmeos: Rómulo e Remo. Quando nasceram, foram abandonados em uma cesta e jogados no rio Tibre, a mando de seu tio Amúlio, temeroso que estas crianças viessem futuramente a destroná-lo. A correnteza do Tibre, em vez de as levar para o mar, milagrosamente, depositou-as em lugar seco, perto do Monte Palatino. Rômulo e Remo foram salvos por uma loba enviada por Marte quando chegaram ao local de fundação da cidade. A loba as criou e amamentou juntamente com as suas crias, na sua gruta, no Lupercal, o que garantiu sua sobrevivência. Depois, um casal de pastores, Fáustulo e Larência, encoutrou-os e os criou.
Já adulto, Remo envolveu-se numa rixa com alguns pastores e foi conduzido a Amúlio. Informado por Fáustulo das circunstâncias do seu nascimento, Rómulo dirigiu-se ao palácio e libertou o irmão. Vingaram-se do tio, colocando, em seu lugar, Numitor, seu avô, novo rei de Alba (a sede deste reino era no monte Aventino). Com isso, ganharam o direito de fundar uma cidade no lugar em que a loba os encontrou, que foi Roma (ano de 753 a.C.).
Nós sabemos quem fundou Roma por conta de uma lenda. Essa lenda descreve o nascimento e a vida de Rômulo e Remo.
Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos que eram filhos do deus Marte e da simples mortal Reia Sílvia, princesa de Alba Longa. Os meninos foram jogados no rio Tibre quando de um golpe dado por Amúlio no governo do pai de Reia, Numitor.
Essas crianças foram levadas pela água até as margens, e então foram adotados e alimentados por uma loba, que cuidou das crianças durante algum tempo, até que estas foram encontradas por Fáustulo, um pastor.
A história da fundação de Roma pode ser contada a partir de um resumo rápido, em tópicos:
- Remo foi preso por arrumar encrenca com pastores vizinhos;
- Rômulo, no entanto, libertou seu irmão, e matou o rei Amúlio, que havia aprisionado seu avô Numitor. Foi Numitor quem deu direito aos irmãos de fundarem uma cidade;
- Remo invejou seu irmão Rômulo, que havia encontrando o melhor local para construir a cidade. Remo acabou atacando Rômulo e sendo morto por ele;
- Rômulo, após esses problemas todos, acabou lutando contra os Sabinos, vencendo-os e unindo-se ao seu rei, para fundar a cidade.
Algumas curiosidades sobre a lenda de Rômulo e Remo:
- Os primeiros escritos sobre o mito são do século V antes de Cristo;
- Tito Lívio é considerado o maior escritor a ter registrado tal mito;
- Alguns afirmam que Eneias, príncipe de Tróia, é que foi o fundador de Roma, sendo antecessor familiar de Rômulo e Remo;
Agora que você já sabe quem fundou Roma, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre a história da cidade?
Veja um pouco da perseguição dos cristão sob o Império Romano:
https://brainly.com.br/tarefa/1137441
Leia sobre a crise do Império Romano:
https://brainly.com.br/tarefa/1153827
Você sabe qual era o ponto forte do exército de Roma?
https://brainly.com.br/tarefa/1346722
-
Matéria: História
Nível: Ensino médio