• Matéria: Psicologia
  • Autor: valneliaozl5k3
  • Perguntado 8 anos atrás

(UNIOESTE 2011) “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava. É só então que, tomando a voz do dever o lugar do impulso físico, e o direito o lugar do apetite, o homem, até aí levando em consideração apenas sua pessoa, vê-se forçado a agir baseado em outros princípios e a consultar e ouvir a razão antes de ouvir suas inclinações. Embora nesse estado se prive de muitas vantagens que frui da natureza, ganha outras de igual monta: suas faculdades se exercem e se desenvolvem, suas ideias se alargam, seus sentimentos se enobrecem, toda sua alma se eleva a tal ponto que [...] deveria sem cessar bendizer o instante feliz que dela o arrancou para sempre e fez, de um animal estúpido e limitado, um ser inteligente e um homem”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). p. 36).
Com base no texto, seguem as seguintes afirmativas:

I. A mudança significativa que ocorre para o homem, na passagem do estado natural para o estado civil, é a de que o homem passa a conduzir-se pelos instintos, como um “animal estúpido e limitado”.

II. A conduta do homem, no estado natural, é baseada na justiça e na moralidade e em conformidade com princípios fundados na razão.

III. Ao ingressar no estado civil, na sua conduta, o homem substitui a justiça pelo instinto e apetite, orientando-se, apenas, pelas suas inclinações e não pela “voz do dever” e sem “ouvir a razão”.

IV. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem passa a agir baseado em princípios da justiça e da moralidade, orientando-se antes pela razão do que pelas inclinações.

V. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem obtém vantagens que o faz um “ser inteligente e um homem”, obtendo, assim a “liberdade civil”, submetendo-se, apenas, “à lei que prescrevemos a nós mesmos”.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Apenas II e V estão corretas.
b. Apenas IV e V estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I e V estão corretas.

Respostas

respondido por: Thayná28
30
Alternativa b) apenas IV e V estão corretas
respondido por: Danas
1

As afirmativas corretas sobre o contrato social e o homem, são:

B) apenas IV e V estão corretas

Na passagem do estado natural para o estado civil o homem passa a seguir a justiça, o que o código moral que ele aceitou seguir pede que ele faça.

No estado natural o homem se pauta pelos seus instintos e vontades que na grande maioria das vezes acabam por ferir os direitos dos próximos e ir contra os deveres do homem enquanto fizer parte do estado civil.

A voz do dever e a razão são características inerentes ao homem, porém, os seus instintos como animal também o são, é por isso que devemos seguir códigos morais em comum.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/15417393

Anexos:
Perguntas similares