• Matéria: Física
  • Autor: marialauera9041
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma amostra radioativa de potássio (Z = 19 e A = 40) foi colocada em um bloco de chumbo com uma abertura. O feixe de radiações produzido pela amostra atravessou perpendicularmente um campo elétrico gerado entre duas placas metálicas. Observou-se que houve separação do feixe sendo que parte do mesmo foi atraído para a placa carregada positivamente e parte não sofreu desvio. Baseando-se nesses resultados, os produtos dessa desintegração radioativa são:

Respostas

respondido por: luanarbeletcheoym1rl
25
Boa noite!

O potássio-40 (⁴⁰Ké um isótopo radioativo do potássio que pode passar pelos dois tipos de decaimento beta. Aproximadamente 90% das vezes, esse isótopo decai em cálcio-40 (⁴⁰Ca) com a emissão de uma partícula beta (β, um elétron). Nos outros 10% das vezes, através da captura de um elétron esse isótopo decai em um átomo de argônio-40 (⁴⁰Ar), emitindo um raio-gama (um fóton altamente energético).

Disso, fica evidente que:

- Os elétrons produzidos no decaimento tem carga negativa e são atraídos pela placa positiva, que produz o campo elétrico;
- As partículas gama (fótons) não tem carga elétrica e, portanto, não são desviados pelo campo elétrico.

Alguns decaimentos produzem também partículas alfa. Estas, porém, tem carga elétrica positiva e seria atraídas pela placa carregada negativamente. Assim, o fato de que algumas partículas foram atraídas pela placa positiva e outras não sofreram deflexão mostra que os produtos do decaimento do potássio-40 são partículas beta (elétrons) e partículas gama (fótons).
Perguntas similares