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Para Agostinho o fundamento é metafísico e está na função mediadora da alma entre as ideias divinas e o corpo. O corpo devido a sua extensão espacial é incapaz de participar direto nas ideias. Ao contrário a alma por sua natureza espiritual, abre as portas para as ideias divinas. Mas o fato é que o corpo graças à alma participa da sabedoria suprema e da verdade imutável, “ideias divinas”. Por ser mediadora cabe a alma dominar o corpo submetendo-o a si mesma, a Deus.
Já para Tomás não podemos fazer a divisão que a alma por natureza tende a Deus e o corpo tende às leis e os números que está sujeito, “mundo sensível”. Vejamos que em Tomás a alma se une ao corpo por que sem ele, ela seria incompleta. Esta união é vista de forma substancial e não acidental. Resultando da união substancial não é possível separar os atos da alma dos atos do corpo. Os atos são do homem, ou seja de todo o composto. Homem = composto que é diferente de homem = corpo e alma.
Espero ter ajudado. Bons estudos! :)
Já para Tomás não podemos fazer a divisão que a alma por natureza tende a Deus e o corpo tende às leis e os números que está sujeito, “mundo sensível”. Vejamos que em Tomás a alma se une ao corpo por que sem ele, ela seria incompleta. Esta união é vista de forma substancial e não acidental. Resultando da união substancial não é possível separar os atos da alma dos atos do corpo. Os atos são do homem, ou seja de todo o composto. Homem = composto que é diferente de homem = corpo e alma.
Espero ter ajudado. Bons estudos! :)
aluno1b:
valeeew
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