• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Mi211
  • Perguntado 8 anos atrás

Neste desafio você deverá construir um texto dialogando com o quadro a seguir:







Propomos que sejam questionadas as atividades costumeiramente femininas e masculinas problematizando essas distinções, por meio de questões éticas, como maneira de tornar a sociedade menos estereotipada e mais igual.

Para este desafio você deverá:

1. discutir alguns dos pontos trazidos no quadro;
2. problematizar a separação na sociedade;
3. questionar se a ética poderia ajudar no combate a essa desigualdade.

Respostas

respondido por: samiapessoalow49pl
25

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

 

Reconhecemos facilmente que as divisões de atividades feitas para homens e mulheres há muito não estão mais na aceitação de grande parte da população. Ora, percebemos que as atividades ali elencadas têm um fundo interessante, o qual coloca a mulher a trabalhar questões delicadas e afeitas do lar, enquanto o homem, "bruto por natureza", cuida daquilo que concerne às atividades externas, que requerem força.

 

Essa realidade, de alguma maneira, ainda é reproduzida, no entanto, não sem que muitas questões já tenham sido mudadas. Essas mudanças em uma naturalização da organização de gênero é sem dúvida uma necessidade social na qual as mulheres devem receber tratamento, na medida de sua desigualdade e, bem como os homens, com as mesmas possibilidades de construção de seu caminho, sem que existam barreiras de pré-conceitos que muitas das vezes afetam os próprios ditames da Constituição do país.

 

Assim, parece claro que em uma sociedade plural não há que se falar em determinações biológicas para as questões do ser humano. As mulheres, há muito, foram subjugadas e discriminadas, porém, hoje observamos que no mundo ocidental, pelo menos, já existe uma alteração de fundo ético nesse quadro. Ora, a questão da igualdade não pode ser desvinculada da ética, logo, ser ético é não enxergar barreiras entre os seres humanos, por detrás das questões de gênero.

respondido por: wesleydejesusdossant
1

Resposta: resposta AVA

1- Reconhecemos facilmente que as divisões de atividades feitas para homens e mulheres há muito não estão mais na aceitação de grande parte da população. Ora, percebemos que as atividades ali elencadas têm um fundo interessante, o qual coloca a mulher a trabalhar questões delicadas e afeitas do lar, enquanto o homem, "bruto por natureza", cuida daquilo que concerne às atividades externas, que requerem força.

2- Essa realidade, de alguma maneira, ainda é reproduzida, mas não sem que muitas questões já tenham sido mudadas. Essas mudanças, dentro da naturalização da organização de gênero, são, sem dúvida, uma necessidade social, de forma que as mulheres devem receber tratamento, na medida de sua desigualdade, e também os homens necessitam das mesmas possibilidades de construção de seu caminho sem que existam barreiras de pré-conceitos, as quais, muitas vezes, afetam os próprios ditames da Constituição do País.

3-Assim, parece claro que, em uma sociedade plural, não deve haver determinações biológicas para as questões do ser humano. As mulheres, há muito, foram subjugadas e discriminadas, porém, hoje, observamos que, no mundo ocidental, pelo menos, já existe uma alteração de fundo ético nesse quadro. Ora, a questão da igualdade não pode ser desvinculada da ética; logo, ser ético é não enxergar barreiras entre os seres humanos, indo além das questões de gênero.

Explicação:

Perguntas similares