Cite e explique as variações na pressão arterial e na frequência cardíaca durante e após a realização de exercícios físicos
Respostas
A atividade física é feita com alguns movimentos repetitivos de forma sistemática e, como consequência, aumenta o consumo de oxigênio solicitado pela musculatura, o que faz com que o corpo trabalhe mais. O exercício físico em sim tem a função de manter um condicionamento físico ao corpo. Outro conceito para muito praticantes da atividade física como musculação intensa, é que se trata de uma atividade muscular que pode gerar força e interromper a homeostase (condição estável que o organismo necessita para realizar as funções que equilibram o corpo).
Alguns estudos mostram que o exercício físico aeróbico é capaz de reduzir a morbidade e a mortalidade por doenças cardiovasculares. Além disso, foi constatado que em apenas um único dia de atividade física a pressão arterial pode ser reduzida, tanto em pessoas normais que não sofrem de pressão alta quanto os próprios hipertensos. Outro fator comprovado que pode ajudar as pessoas a regular a pressão arterial é o exercício aeróbico na água.
Essa diminuição da pressão arterial está relacionada a diminuição no débito cardíaco, ou seja, está ligada a diminuição da frequência cardíaca, já que não consta o aumento no volume sistólico.
Com isso, é evidente que a atividade física auxilia a pessoa que sofre de hipertensão a regular sua pressão arterial e ter uma melhor qualidade de vida. A diminuição da pressão arterial se dá após um descanso da atividade, sendo que durante a atividade física o corpo necessita trabalhar mais para levar oxigênio.