introdução sobre a revolução francesa ? alguém me ajuda por favor .
os tópicos são
os três Estados
os 14 de Julho de 1789
a constituição de 1791
a primeira republica
a convenção jacobina
o diretório
mas lembrando, ele me pediu introdução sobre a revolução Francesa .
Respostas
História – Revolução Francesa
“A Revolução Francesa foi na realidade, a ‘Crise do Antigo Regime na França’. O antigo regime é, em verdade, um conjunto de elementos característicos da Época Moderna.”
§Causas da Revolução
A partir de 1710 uma crise política e econômica começou a tornar nítida a precariedade da organização administrativa, politica, financeira, social e econômica. Na ineficiência do governo de Luis XVI para manter os luxos da realeza, eram cobrados altos impostos da população menos favorecida e assim uma grande insatisfação. As desigualdades sociais e politicas tinham como causa um conjunto de fatores, como fator principal temos:
v Divisão da Sociedade em Estados:
No 1°Estado, o com maiores vantagens, temos o alto e o baixo clero. No 2°Estado temos, ainda com grandes vantagens, nobreza de espada e nobreza de sangue. No 3°Estado, o estado com o qual sobrava a obrigação de pagar os impostos para sustentar um governo ineficiente, atrasado e parasitário, temos a burguesia e o povo.
v Formação do 3°Estado:
§ Alta burguesia: formada por banqueiros, empresários e poderosos comerciantes;
§ Baixa burguesia: formada por profissionais liberais e médios comerciantes;
§ Sans-cullote: camada social urbana formada por artesãos, aprendizes de ofício, assalariados, marginalizados e desempregados. Recebiam esse nome, pois não usavam a calça (usada pelos militares, ou mais favorecidos) que marcava as pernas.
§ Camponeses: eram os trabalhadores livres e semilivres, além dos servos presos às obrigações de um feudo (o Feudalismo era pequeno, mas ainda presente).
§Reunião dos Estados Gerais
Os Estados Gerais eram uma forma de parlamento, desativado, e agora neste momento ativado pelo Rei. Era formado por quantidades iguais de representantes de cada estado. Nas reuniões, ocorre que o 3°Estado propõe que as votações sejam por cabeça (o que o favoreceria, tendo em vista, que era o estado mais populoso), não por classe, como proposta pelo Clero e pela Nobreza. Nesse impasse de ideias o 3°Estado retirou-se da sessão sob protesto. Tem-se agora o início do processo revolucionário, a causa imediata da revolução, aonde o povo sai às ruas marchando.
§Assembleia Nacional Constituinte
Após o impasse de ideias entre o 3°Estado e a Nobre/Clero, a burguesia autoproclama dentro do 3°Estado a Assembleia Nacional Constituinte, com a intenção de formar uma nova constituição. No dia 14 de Julho de 1789, o povo sai às ruas e toma a Bastilha. A Bastilha era uma prisão política que representava a dureza do Absolutismo. Tendo a tomada da Bastilha, cai assim um dos símbolos do Absolutismo, e esse é Marco Simbólico da Revolução Francesa. As revoltas se generalizavam em toda a França, também com atuação dos camponeses. A Noite do Grande Medo: foi a noite em que os camponeses se rebelaram com a autoridade dos nobres feudais, o resquício do modelo de governo Feudal.
§Realizações da Assembleia Nacional Constituinte
A Assembleia representou a síntese do pensamento iluminista burguês e liberal, que excluía a sociedade de ordens e se baseava na igualdade de todos perante a lei. A Assembleia publicou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizada em três princípios: “Liberté, Egalité, Fratêrnite”, que aboliu os direitos feudais existentes. A Assembleia confiscou os bens da Igreja como forma de pagamento das dívidas do Estado. A Assembleia publicou a Constituição Civil do Clero, que separava a Igreja do Estado, e tornava os clérigos em membros assalariados do governo, a quem deviam obediência, essa medida dividiu o clero francês em: Clero Juramento ou Constitucional (fiel à Constituição) e Clero Refratário (fiel ao Papa). A Assembleia também conseguiu que a França adota-se uma monarquia constitucional, limitando e restringindo (mas não excluindo) o poder do Rei.
Obs.: Com essas medidas tomadas pela Assembleia Nacional Constituinte, a nobreza conservadora e o alto clero abandonaram a França, indo para países que apoiavam o absolutismo, de onde conspiravam contra a revolução.
§Formação dos Partidos Políticos
Foi nesse momento da História do mundo, que surgiu as ideias de direita e esquerda, sendo elas os polos da política que definem e conceituam os partidos políticos. Existiam os:
v Girondinos (direita): representantes da alta e baixa burguesia, que assumiam posições conservadoras com o objetivo de garantir a liberdade econômica e suas propriedades.
v Jacobinos (esquerda ou montanha): representam a pequena burguesia, camadas populares, “Sans Cullotes”. Seus principais líderes foram Jean-Paul Marat, Georges Jacques Danton e Maximilien de Robespierre.
A pouco tempo tinha feito um resumão de História sobre Revolução Francesa, mas não terminei fui até a Formação dos partidos políticos, a Convenção Nacional eu não fiz e nem o Diretório, mas espero que ajude.