• Matéria: Filosofia
  • Autor: tatynharodriguow3bnk
  • Perguntado 8 anos atrás

Paradoxalmente, os intelectuais têm interesse no economicismo que, reduzindo todos os fenômenos sociais e em particular os fenômenos de troca à sua dimensão econômica, lhes permite não se porem em jogo. É por isso que é preciso lembrar a existência de um capital cultural e que este capital proporciona ganhos directos, em primeiro lugar no mercado escolar evidentemente, mas também noutros lugares, e também ganhos de distinção – estranhamente esquecidos pelos economistas marginalistas – que resultam automaticamente da sua raridade, quer dizer do facto de ele estar desigualmente distribuído. (Fonte: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de século: 2003. [p.13]) Assinale a alternativa que fala corretamente sobre a relação entre o capital cultural e a indicada distinção. Escolha uma: a. A distinção é algo conquistado por um grupo social que, por meio de sua cultura, conquista espaço de poder dentro da sociedade. b. Ter acesso ao capital cultural significa conhecer aquilo que é considerado "superior" e "universal" dentro da cultura ocidental; os que têm acesso são reconhecidos como possuidores de melhor cultura e, assim, são distintos na sociedade. c. O capital cultural é tudo o que o indivíduo traz de elementos e vivências do coletivo social. A distinção aparece quando este indivíduo tem força social para impor tais elementos sobre a cultura do outro. d. A distinção se dá quando o indivíduo consegue passar da classe dominada para a classe dominante – fato que ocorre apenas por meio dos processos educativos que, seguindo as diretrizes da classe dominante, transmite o conhecimento universal. e. Tudo o que a humanidade produz é um tipo de capital cultural, ao qual é dado acesso apenas às pessoas de distinção na sociedade; ou seja, a riqueza é o caminho para o capital cultural.

Respostas

respondido por: ricardosabinocozm62x
20

galera bom dia  e a letra ;b                                                                                             ter acesso ao capital cultural significa conhecer........

ricardosabinocozm62x: letra ( b)
respondido por: rafarodrigues4ow8byz
16
Ter acesso ao capital cultural significa conhecer aquilo que é considerado "superior" e "universal" dentro da cultura ocidental; os que têm acesso são reconhecidos como possuidores de melhor cultura e, assim, são distintos na sociedade.
Perguntas similares