• Matéria: História
  • Autor: jailsonbarretooyyn4t
  • Perguntado 8 anos atrás

PERGUNTA 3 É sabido que durante sua campanha, Trump entrou em choque com as agências de inteligência e segurança, especialmente a CIA, criando uma situação de descrédito nessas e em outras instituições que Fukuyama (2016) atribui como um dos principais sintomas do declínio da política americana. A candidatura de Trump, contudo, teve respaldo de nomes de peso de outra importante agência de inteligência dos EUA, a DIA (Defense Intelligence Agency), especializada em defesa e inteligência militar. Acerca da situação política dos EUA, é incorreto o que se afirma em: a. Para o principal cargo de política externa, Trump escolheu Jinping, superintendente e consultor executivo da meganacional inglesa aeroespacial, Airplyer. b. Trump nomeou, como forma de reforçar o elo com as forças armadas, o general aposentado linha-dura do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Jim Mattis, como Secretário de Defesa, bem como o ex-militar e deputado republicano membro do Tea Party, Mike Pompeo, para chefiar a CIA. c. O Brasil no mundo geopolítico de Donald Trump parece já estar reenquadrado como um país secundário. d. Um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais do conflito econômico entre EUA e China, direcionando as suas críticas à postura chinesa: primeiro, as políticas de desvalorização cambial forçadas; segundo, as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado; e terceiro, as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense. e. O fenômeno Donald Trump, mais do que mistificado, deve ser examinado e entendido dentro de uma nova forma de se fazer política, a qual está inserida em um contexto global de desconfiança e insatisfação geral com as engrenagens do sistema tradicional.

Respostas

respondido por: ampulheta
9
 a. Para o principal cargo de política externa, Trump escolheu Jinping, superintendente e consultor executivo da meganacional inglesa aeroespacial, Airplyer. 
Falso. Jinping é o nome do presidente da República Popular da China.

b. Trump nomeou, como forma de reforçar o elo com as forças armadas, o general aposentado linha-dura do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Jim Mattis, como Secretário de Defesa, bem como o ex-militar e deputado republicano membro do Tea Party, Mike Pompeo, para chefiar a CIA.
Correto. Após assumir o governo o presidente Donald Trump optou por fomentar suas relações de proximidade com os setores militares, nomeando Mattis e Pompeo para os cargos públicos.

 c. O Brasil no mundo geopolítico de Donald Trump parece já estar reenquadrado como um país secundário.

Correto. Para Donald Trump, e, na verdade, para os Estados Unidos pós-guerra fria, o Brasil perdeu o significado político estratégico que mantinha no combate ao comunismo na América Latina.

d. Um dos principais assessores políticos de Trump, Peter Navarro, estabeleceu três pilares centrais do conflito econômico entre EUA e China, direcionando as suas críticas à postura chinesa: primeiro, as políticas de desvalorização cambial forçadas; segundo, as práticas ilegais de dumping para expansão das fatias de mercado; e terceiro, as alegadas operações de roubo de propriedade intelectual estadunidense. 
Correto. A polêmica maneira pela qual Peter Navarro observa a China foi motivo para diversas discussões no início do mandato de Trump. Hoje, Trump já se porta de maneira diferente quanto ao rival asiático.

e. O fenômeno Donald Trump, mais do que mistificado, deve ser examinado e entendido dentro de uma nova forma de se fazer política, a qual está inserida em um contexto global de desconfiança e insatisfação geral com as engrenagens do sistema tradicional.
Correto. A eleição de Donald Trump é uma demonstração da indignação da população com a classe política.

Abraços
Perguntas similares