Respostas
“Mestres da Suspeita” foi uma expressão cunhada pelo filósofo Paul Ricoeur para se referir a Marx, Nietzsche e Freud, já que estes filósofos contestaram a razão iluminista, ou seja, perceberam que o ser humano tinha além de ações racionais interferência de ações inconscientes.
Para Marx, as ideias dos homens são determinadas pelas condições materiais da vida, podendo ser condicionada pelo trabalho. A partir desta hipótese ele refutou a concepção de um movimento absoluto, no qual a natureza ditaria a evolução da espécie humana. Marx acredita que a organização social do trabalho altera tanto a natureza quanto o próprio individuo que trabalha, mesmo que inconscientemente.
Nietzsche trás os instintos como fundamentais na existência humana, neste caso a consciência seria só a superfície da existência humana, como em Iceberg, a parte visível seria o que temos conhecimento conscientemente, enquanto a verdadeira existência e formação seriam os instintos,que formariam toda parte submersa e maior do Iceberg. Esse filósofo também defende a volta dos valores primitivos perdidos.
Por fim, Freud afirma que o individuo não se define pela racionalidade, mas pelos desejos e impulsos que formariam o inconsciente.
Resposta:
A denominação "mestres da suspeita" foi cunhada pelo filósofo francês Paul Ricoeur e se refere aos pensadores como Nietzsche, Marx e Freud, pela importância que tiveram em questionar a cultura ocidental, elaborando considerações sobre o pensamento humano, bem como sobre as relações com o mundo.