Respostas
Os Incas foram povos extremamente desenvolvidos e criativos.
EscritaEmbora não tivesse alfabeto para a escrita, a civilização Inca fazia uso de um código para controlar informações importantes. Para dados numéricos, usavam os quipos. O equipamento era feito de um conjunto de cordões com nós e cores distintas que possibilitavam a contagem de unidades.
ArteSociedade teocrática e politeísta, os Incas usavam o ouro fundido como matéria prima para construir esculturas de animais, passagens cotidianas e a representação dos deuses como elementos da natureza. Porém, com o advento da dominação espanhola, os objetos foram derretidos, transformados em barras de ouro e levados para a Espanha.
Mas, além das esculturas, os Incas também ficaram conhecidos pelas habilidades artesanais. Fibras de vegetais viravam redes e o couro era pintado com sangue de animais, resquícios minerais, carvão e extratos vegetais.
Foram a metalurgia, a cerâmica, a arquitetura e a engenharia que permitiram aos Incas uma expansão organizada e efetiva.
ArquiteturaConhecidos por desenvolverem uma arquitetura única, os incas construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e até observatórios astronômicos de pedra – mesmo se encontrando em uma região montanhosa e de difícil locomoção.
A rede de estradas de pedras que ligavam todas as tribos facilitou o desenvolvimento arquitetônico da civilização.
MúsicaA música também fazia parte das manifestações culturais da civilização inca. O principal instrumento musical dos incas era a flauta de bambu, que servia para os momentos de diversão, mas também eram usadas em rituais de homenagem aos deuses.
ReligiãoConsiderados um povo politeísta, o Incas acreditavam que Virachocha criara o Sol a Lua e, através deles, a humanidade. Para eles, a forças da natureza regiam a vida e, portanto, entre seus principais deuses estavam o sol, a lua, a chuva, o trovão e o vento. Mas, assim como nas principais religiões monoteístas, o mais importante dos deuses era o regente do sol, o deus Inti.
A atual cidade pré-colombiana Machu Pichu era tida para os incas como o vale sagrado. Lá, eram feitos os principais rituais relacionados à religião.