• Matéria: ENEM
  • Autor: carolcoutinhocou2lzs
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante algum tempo, a disseminação da Aids foi considerada maior entre indivíduos de quatro grupos principais, considerados grupos de risco: homossexuais e bissexuais masculinos, hemofílicos, usuários de drogas endovenosas e indivíduos que recebem transfusões de sangue em consequência de acidentes ou de processos cirúrgicos. Em razão da rápida expansão da Aids, hoje a tendência é não especificar grupos determinados. Justifique a inclusão dos hemofílicos, naquela época, entre os grupos de risco para a Aids. Por favor me ajudem

Respostas

respondido por: she19
1
Os hemofílico são portadores de hemofilia que é a  dificuldades na coagulação do sangue devido a inexistencia de plaquetas ou outros fatores de coagulação ou à presença, mas em baixa quantidade ou mau estado. Sendo assim, o sangue é incapaz de formar um coágulo devido um corte, ferida ou outro acidente qualquer, levando a hemorragias que não terminam sem "medicamentos" ou cauterização.

Então os hemofílicos recebem sangue de muitos doadores para recuperarem o que perderam, porque geralmente perdem muito sangue com um mínimo corte. E assim recebem sangue de doadores portadores de doenças, entre as quais, o HIV, que levará à AIDS.

Isso atualmente não é mais tão ter que te devido à qualidade dos exames de sorologia feito com o sangue doado antes da transfusão e com a rigidez na triagem de doadores e todo o processo de coleta de sangue nos hemocentros.
Perguntas similares