Respostas
Olá!
A Arte Marajoara tem fundamental importância para nosso cenário, visto que é a primeira representação artística de nossos povos nativos de que se tem registro.
Através de artefatos de cerâmica, nossos nativos da Ilha de Marajó registravam através do zoomorfismo (que é a arte em representação de animais) e o antropozoomorfismo (que é a arte representando uma mistura de seres humanos com animais, passagens de seu cotidiano e representações religiosas.
O povo de Marajó se situava ao lado do povo de Tapajós, daí o nome Arte Tapajônica, que podemos englobar na chamada Cultura de Santarém, nome dado ao universo cultural dos povos que ali coexistiam. As representações eram basicamente as mesmas, utensílios domésticos e ritualísticos, além de imagens cotidianas.
O colorido (que chamamos de policrônico) são características marcantes das duas expressões, basicamente nas cores preta e vermelha sobre o branco, e amarela.
A principal diferença é que não encontramos urnas funerárias na Arte Tapajônica. Isto se deve ao fato de que o ritual funerário desta tribo ser um pouco diferente: Os ossos eram moídos e misturados a bebidas que seriam consumidas pelos outro membros da mesma.