Respostas
Olá,
Átomos são as partículas fundamentais da matéria.
Tal conceito foi dado pelo Filósofo grego Demócrito, que acreditava que toda a matéria possuía uma menor parte que não seria possível sua divisão.
O nome Átomo significa “a” = não e “tomos”= divisões.
Desde daquela época, diversas teorias foram criadas para explicar como os átomos funcionavam na prática:
a) “Pudim de passas” – Joseph John Thomson - propôs um modelo atômico onde simultaneamente existiam dois tipos de cargas, energia positiva (prótons) e energias negativas (elétrons) .
Crítica: se a energia positiva e negativa se repelem naturalmente, como o núcleo formado unicamente por energia positiva não repele a energia negativa?
b) Modelo Rutherford: Descobriu que no meio do núcleo a fim de evitar a natureza das cargas positivas e negativas se repelirem existiam partículas sem carga (nêutrons). Propôs um modelo estilo o sistema solar.
c) Niels Bohr- ampliou o modelo de Rutherford, propondo que os elétrons (cargas negativas) giram ao redor do núcleo em camadas sem perder energia. E, conforme mais afastado se está do núcleo,maior a quantidade de energia destes elétrons.
Atualmente, entende-se que os átomos são formadas por partículas subatômicas: prótons, nêutrons, elétrons.( Existem outras, mas estas são as mais conhecidas).