• Matéria: Matemática
  • Autor: luziact4
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a relação entre matemática e capoeira?

Respostas

respondido por: curiosodaleitura
5
Na capoeira, observamos a ação dos corpos em uma projeção constante, com um espaço tridimensional, desenhando figuras geométricas que se transformam numa sequência rápida à medida que os braços e pernas dos combatentes constroem não somente numa Geometria Plana, mas também uma Geometria Espacial, para assim tentar confundir o adversário com a ocupação de todos os espaços, buscando um ponto frágil para poder aplicar um golpe certeiro e desequilibrador. Como não podia ser reconhecida pelos senhores de engenho como um instrumento de resistência, e por isso foi disfarçada de dança, a capoeira ganhou uma cadência chamada ginga, que são movimentos de pernas que formam um triângulo imaginário no chão, criando várias possibilidades para cada uma das duas posições base (direita e esquerda), de onde todos os golpes são planejados e executados, que, ao som do berimbau, o corpo se enreda num tempo e espaço que vibra e canta no corpo.

Na música cantada na abertura e encerramento da roda; nas palmas; nos toques de berimbaus, pandeiros e agogôs; a Matemática também está inserida, fazendo as marcações dos ritmos que serão propostos em todo o contexto da capoeira.

Um cilindro imaginário envolve os lutadores; as pessoas formam um círculo para assistir a luta; os chutes frontais, do tipo benção e martelo, tem uma trajetória de 180º. Na meia lua, o compasso gira 360º no eixo do corpo. Os saltos e rodopios no ar desafiam a gravidade e os limites do corpo.
Perguntas similares