• Matéria: História
  • Autor: neiaos123
  • Perguntado 9 anos atrás

Geekie - 2013)

Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma – “dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral”, dizia o reverendo.

Ótima, a dona Inácia.
[...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos
– e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera ao regime novo – essa indecência de negro igual a branco [...].

LOBATO, M. Negrinha. 15. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1972.

No texto, Lobato propõe-se a criticar o grupo social do qual dona Inácia faz parte: a nobreza rural paulista do início do século XX. Para alcançar seu objetivo, o autor utiliza:



a)a análise psicológica na captação das opiniões do padre.
b)a ironia na descrição do caráter de dona inácia.
c)a equivalência entre o social e comportamento doméstico.
d)o discurso indireto na apresentação das idéias das personagens.
e)a narração para tornar mais vívido o quadro apresentado.

Respostas

respondido por: warlen
5
b)a ironia na descrição do caráter de dona inácia.
respondido por: EduardoPLopes
1

A é falsa, pois no texto há apenas apresentação de fatos, sem análise dos atributos psicológicos dos personagens.

B é verdadeira, apresentando, de modo debochado/irônico as características de Dona Inácia, de modo a criar antipatia no leitor (diz, por exemplo, que ela "veio da escravidão", mas não no sentido de dizer que era escrava, o que criaria simpatia, mas que escravizava as pessoas).

C é falsa, pois isto serviria mais para desculpar Dona Inácia que para  criticá-la.

D é falsa, pois não há discurso indireto, mas apresentação fática.

E é falsa, pois a narração, por si só, poderia tanto colaborar para a crítica quanto para a "apologia" de Dona Inácia.

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