• Matéria: História
  • Autor: eduardaabel6485
  • Perguntado 8 anos atrás

Para responder às próximas questões, examine a imagem e o texto abaixo. Observe também a imagem deLuís XIV, por Hyacinthe Rigaud, em tela de 1701 (reproduzida na página 77).O trecho a seguir, citado pelo historiador francês Darnton, foi escrito por um burguês que vivia doarrendamento de suas terras na cidade francesa de Montpellier, em 1768. Ele faz referência às divisõessociais: o Segundo Estado era formado pela nobreza e o Terceiro Estado, pelo povo. Havia ainda o PrimeiroEstado, formado pelo clero.Desde que as pessoas começaram a enriquecer rapidamente, com as finanças e o comércio, o SegundoEstado conquistou um novo respeito. Seus gastos e seus luxos tornaram-no alvo da inveja do Primeiro.Inevitavelmente, os dois se fundiram, e hoje não há mais diferenças na maneira como administram suas casas, dão jantares e se vestem. [...]Também não é mais possível enxergar diretamente diferenças entre os ramos do Terceiro [Estado]. Omais ordinário artesão comporta-se como igual do mais eminente artiste [artista], ou de qualquer pessoaque pratique um negócio superior ao seu.[...] deveria existir um regulamento exigindo que todo criado, do sexo masculino ou feminino, usasse umdistintivo bem visível, na roupa. Porque nada é mais impertinente do que ver um cozinheiro ou um cama-reiro que enverga um traje enfeitado com galões ou renda, põe a espada à cinta e se insinua em meio àmelhor companhia, nos passeios públicos; ou ver uma camareira vestida tão elaboradamente quanto suapatroa; ou encontrar criados domésticos de qualquer tipo enfeitados como se fossem nobres. Tudo isto érevoltante. O estado dos criados é de servidão, de obediência às ordens de seus patrões. [...].(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa.Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 186-188.)a) Descreva as imagens, tentando identificar os diversos objetos que cercam os reis Luís XIV e Luís XV, bemcomo suas vestimentas. Em que medida tais objetos expressam o poder real?b) Assim como as pinturas retratam a realeza francesa, o texto revela a importância da visibilidade dossinais de distinção social. Explique por que esses sinais de distinção social eram importantes.c) Que transformações sociais são destacadas pelo membro da burguesia francesa?

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Respostas

respondido por: Anônimo
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a) O poder real está em tudo dessa imagem! Primeiro, o cenário opulento, interno, de riquíssimos tapetes e cortinas, tecidos nobres como o veludo. O rei veste um manto azul bordado com flor de lis, símbolo da casa real francesa, veste uma armadura e traz no quadril uma espada, repousa sua mão direita sobre um elmo, e abaixo do elmo, há um cetro. O rei concentra todos o poderes, governa soberano.

b) Os sinais de distinção social eram importantes para reafirmar constantemente o poder do rei perante o povo e a própria nobreza, e as obras que assim o retratavam eram encomendadas pelo próprio rei para exposição nos salões da nobreza e para (re)conhecimento do povo.

c) O enriquecimento da burguesia assistiu ao nascimento da moda, porque agora, muitos burgueses podiam se vestir e adotar costumes tipicamente nobres, o que representava uma ameaça para esta classe. Assim, as soluções encontradas eram a mudança constante de hábitos, por exemplo, a junção da nobreza em locais exclusivos, a construção de símbolos cada vez mais sutis de diferenciação.
respondido por: I3u2u
5

Resposta:

a) O poder real está em tudo dessa imagem! Primeiro, o cenário opulento, interno, de riquíssimos tapetes e cortinas, tecidos nobres como o veludo. O rei veste um manto azul bordado com flor de lis, símbolo da casa real francesa, veste uma armadura e traz no quadril uma espada, repousa sua mão direita sobre um elmo, e abaixo do elmo, há um cetro. O rei concentra todos o poderes, governa soberano.

b) Os sinais de distinção social eram importantes para reafirmar constantemente o poder do rei perante o povo e a própria nobreza, e as obras que assim o retratavam eram encomendadas pelo próprio rei para exposição nos salões da nobreza e para (re)conhecimento do povo.

c) O enriquecimento da burguesia assistiu ao nascimento da moda, porque agora, muitos burgueses podiam se vestir e adotar costumes tipicamente nobres, o que representava uma ameaça para esta classe. Assim, as soluções encontradas eram a mudança constante de hábitos, por exemplo, a junção da nobreza em locais exclusivos, a construção de símbolos cada vez mais sutis de diferenciação

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