Leia o texto de Rousseau, a seguir. Depois responda:Leia o texto de Rousseau, a seguir. Depois responda:“[...]Quereis, portanto, dar consistência ao Estado? Aproximai os graus extremos, tanto quanto possível; nãosuporteis nem opulentos nem indigentes. Essas duas condições, naturalmente inseparáveis, são igual-mente funestas ao bem comum [...] Que nenhum cidadão seja assaz opulento para poder comprar outroe que nenhum seja bastante pobre para se achar constrangido a vender-se. [...]”(ROUSSEAU, Jean-Jacques. In: CHEVALIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas: de Maquiavel a nossos dias.Rio de Janeiro: Agir, 1980. p. 166.)a) Para Rousseau, qual é a condição fundamental para que um Estado se torne consistente? Explique.b) Que relação podemos estabelecer entre as considerações expressas acima e a concepção de Estado construída no século XVIII?c) Se partirmos das considerações feitas por Rousseau no trecho acima, podemos considerar o Estado brasileiro consistente? Justifique.
Respostas
b) Para Rousseau, o contrato social que é defendido como o Estado, que é um contrato entre as pessoas e seu governante, só pode ser efetivado se todos os cidadão são igualmente relevantes em direitos, deveres e poderes. Caso contrário, a elite sempre imporá sua vontade sobre os demais.
c) Partindo das considerações de Rousseau, temos que o Estado brasileiro não é consistente, pois as desigualdades sociais são gritantes, e muitos são completamente marginalizados politicamente.
Para Rousseau, a condição fundamental para que um Estado se torne consistente é não ter desigualdade social, pois existe um contrato social entre o Estado e o cidadão. O Brasil não seria um Estado consistente, pois é muito desigual.
Rousseau e o contrato social
a) A condição ideal para que um Estado seja consistente é a inexistência de desigualdades sociais, ou que elas não sejam tão gritantes, pois isso faria com que os mais ricos impusessem sua vontade sobre os demais.
b) Para Rousseau, o Estado do século XVIII era baseado no contrato social, por isso era necessário que a sociedade fosse mais igualitária, para que todos tivessem voz.
c) O Brasil não seria um Estado consistente, pois é um país extremamente desigual e governado pelo interesse das elites.
Leia mais sobre filósofos contratualistas em:
https://brainly.com.br/tarefa/10778883
#SPJ2