Leia o texto a seguir, que faz um relato sobre a escravidão na África de 1500.Muito pouco se sabe sobre as várias formas e roupagens com que se apresentava a escravidão, no con-texto de diferentes estruturas sociais, na África de 1500. A instituição tinha uma longa história no conti-nente, uma história que se alongaria até o século XX [...].É muito provável que prevalecessem na maior parte da África – uma África rural e pouco urbanizada, comuma profusão de diminutas cidades-Estado e de vilarejos regidos por formas desconcentradas de mando– os tipos de escravidão que tinham por principais objetivos aumentar o número de dependentes de cadalinhagem e favorecer a fome de honra, de prestígio e de poder dos chefes de família, em sociedades decompetição extremamente aberta, por nelas não se terem ainda cristalizado classes e grupos de status.Nesses sistemas, o escravo vivia, em geral, com a família do dono e labutava ao seu lado, cumprindo asmesmas tarefas, e ao lado dos filhos, das mulheres, das filhas e das noras do senhor, pois, sendo escra-vo, nele não se distinguia o sexo na divisão de trabalho. Seu destino era corrigir a escassez de mão deobra e ampliar o número de dependentes de seu amo. Era estimulado a ter filhos. Estes, fossem de casaisescravos ou oriundos do matrimônio ou da concubinagem entre homem livre e mulher cativa, pertenciamao senhor, mas, tal qual uma pessoa escravizada em criança, quase nunca eram vendidos. Seus rebentosou netos ou bisnetos acabavam por ser assimilados à linhagem do dono, perdendo, assim, com o tempo,a condição servil.(COSTA E SILVA, Alberto. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. p. 667.)a) Segundo o texto, podemos afirmar que o escravo na África acabava de certa forma por se integrar àfamília de seu senhor? Explique sua resposta e justifique-a com passagens do texto.b) Com base no texto acima e no que você estudou no capítulo, explique o que mudou nas característicasda escravidão existente na África depois da chegada dos europeus.
Respostas
respondido por:
28
a) Sim, o escravo era incorporado à família, como citado no texto: "seus rebentos (do escravo) acabavam por ser assimilados à linhagem do dono".
b) Com a chegada do europeus, a escravidão na África mudou drasticamente. Guerras foram provocadas para o aprisionamento de escravos, que agora eram mercadoria, não consequência de conflitos, mas a causa destes.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás