• Matéria: História
  • Autor: ManuelaLaiza1362
  • Perguntado 8 anos atrás

Para responder às próximas questões, releia o item Pensadores do Estado moderno, no início do capítulo.a) Com base nas teorias do bispo Bossuet, estabeleça a relação entre política e religião nas monarquias centralizadas europeias.b) Que autor destacado no capítulo estabeleceu a ideia de que a sociedade civil surge do contrato entre o monarca e o povo?c) De acordo com esse mesmo autor, por que haveria necessidade de superar o “estado da natureza”?

Respostas

respondido por: Anônimo
7
a) O bispo defende a monarquia absolutista com a teoria de que o poder real provém diretamente de uma legitimidade divina, é concedido por Deus. Ir contra o rei seria o pior crime possível, por ser uma ofensa direta à vontade de Deus.

b) Thomas Hobbes, a quem a frase "o lobo é o lobo do homem" é atribuída, defendia o estabelecimento de estado para que o homem se entendesse e sobrevivesse.

c) O Estado Centralizado viria para suprimir o estado da natureza, que é um estado de caos e disputas entre os homens, que visam suprir seus interesses unicamente egoístas.

Perguntas similares