Leia o texto a seguir do historiador inglês Eric Hobsbawm, e depois responda às questões.Mais especificamente, as exigências do burguês foram delineadas na famosa Declaração dos Direitos do Ho-mem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégiosnobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. “Os homens nascem evivem livres e iguais perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de dis-tinções sociais, ainda que “somente no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era um direitonatural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igual-mente abertas ao talento; mas se a corrida começasse sem handicaps era igualmente entendido como fatoconsumado que os corredores não terminariam juntos. A Declaração afirmava (como contrário à hierarquianobre ou ao absolutismo) que “todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis”; mas“pessoalmente ou através de seus representantes”. E a assembleia representativa que ela vislumbrava comoórgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembleia democraticamente eleita, nem o regime nela implícito pretendia eliminar os reis. Umamonarquia constitucional baseada em uma oligarquia possuidora de terras era mais adequada à maioria dos liberais burgueses do que a república democrática...(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988. p. 77)a) Segundo o historiador, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, era um manifestocontra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas isso não significava que fosse a favor de uma sociedade igualitária. Explique por quê.b) Explique o que você entendeu sobre essa afirmação feita no texto: “Os homens eram iguais perante a lei[...] mas se a corrida começasse sem handicaps era igualmente entendido como fato consumado que os corredores não terminariam juntos”.c) Segundo Hobsbawm, quais os limites à igualdade presentes nos princípios revolucionários burgueses?
Respostas
respondido por:
98
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não era totalmente igualitária porque defendia a propriedade privada e a manutenção de uma sociedade oligárquica.
b) Os homens eram iguais perante a lei, mas não significa que fossem iguais socialmente, nem que as mesmas condições de vida seriam garantidas a todos.
c) De acordo com Hobsbawm, os limites da igualdade defendida pelos burgueses está justamente nos seus ideais econômicos, ou seja, a igualdade entre os homens limitava-se à uma aplicação da Justiça sem juízo de valores, somente.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás