• Matéria: História
  • Autor: jennyferlouise6768
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto a seguir da historiadora francesa Michelle Perrot e responda as questões propostas.Sabe-se hoje que o escândalo da moradia popular foi assinalado, ao longo do século XIX, pelos reforma-dores sociais vindos dos mais diferentes horizontes, desde os partidos conservadores até os anarquistas[...]. Sobre Paris, que foi o território mais examinado, as observações abundam desde o início do século.Todas concluem pela exiguidade e insalubridade generalizadas da habitação operária, o que será confir-mado pela pesquisa oficial realizada após a epidemia de cólera de 1832, que fez 18 602 vítimas na capital.O relatório, com efeito, concluiu: “Ali onde uma população miserável encontra-se amontoada em aloja-mentos sujos, exíguos, foi também onde a epidemia multiplicou suas vítimas”. Nas ruas mais estreitas esórdidas, as taxas de mortalidade pela cólera foram de 33,87%; nas demais, de 19,25%.Sob o Segundo Império, Haussmann ocupa-se apenas dos bairros bons e constrange os proletários aum êxodo para a periferia. À margem de suas brilhantes avenidas, os pardieiros prosperam sem peias.(PERROT, M. (Org.) Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Trad. Denise Bottmann, Bernardo Joffily.São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 358. (História da Vida Privada, 4).)a) Procure informações no capítulo sobre as ações do prefeito Haussmann na capital do Império Francês.b) Compare essas ações com a situação das moradias populares francesas relatada por Michelle Perrot.

Respostas

respondido por: Anônimo
6
a) O prefeito Haussmann foi responsável por grandes reformas na capital francesa, destruindo construções precárias e alargando vias, criando bulevares, reprojetando a cidade completamente. Implantou uma rede de esgoto e distribuição de água, remodelou a cidade para simbolizar o progresso tecnológico da nação.

b) Acontece que as reformas do prefeito foram focadas apenas no centro da cidade, marginalizando as pessoas pobres da sociedade, jogando-as em uma periferia insalubre.
Perguntas similares