• Matéria: História
  • Autor: helloisasilva8491
  • Perguntado 8 anos atrás

A História “moderna” termina em 1789, com aquilo que aRevolução batizou de “Antigo Regime”. [...] 1789 é a chave para o antes e o depois. Separa-os, e portanto os explica.(FuRet, François. Pensando a Revolução Francesa.são Paulo: Paz e terra, 1989, p. 17.)Diversos historiadores enfatizaram a importância e o signifi cado histórico da Revolução Francesa para o mundo Ocidental. Analise as proposições que justifi -cam as afi rmações feitas pelo autor [assinale verdadeiro ou falso]:(★) A Revolução Francesa foi um processo radical de insurreição popular contra a monarquia, a Igrejacatólica, a desigualdade social, a sociedade esta-mental e a propriedade privada, cujos princípios ideológicos inspiraram o socialismo.(★) O caráter antifeudal, anticlerical e a liderança burguesa foram fatores da Revolução Francesa que impulsionaram a consolidação do capitalismo e inauguraram o que se considera “uma nova era”, marcadapelo estabelecimento de um novo calendário.(★) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão estabeleceu a soberania da nação, a liberdade de expressão, a igualdade jurídica e a obrigação doestado na defesa dos direitos naturais dos cidadãos, rompendo com a sociedade hierárquica e osprivilégios nobiliários até então vigentes.(★) O processo revolucionário francês foi composto por sucessivas etapas nas quais se verifi ca a gradual adesão de todos os setores da sociedade a ideais liberais e republicanos, cujo desfecho culminou nofim do absolutismo e na implantação do primeiro governo democrático ocidental.(★) A fase denominada “República Jacobina” caracterizou-se pelo defi nitivo rompimento com o antigoregime e pela pacifi cação da sociedade francesa,pois nesse período de estabilidade econômica foiestabelecido o sufrágio universal, a reforma agrária e a anistia a todos aqueles anteriormente considerados inimigos do povo.

Respostas

respondido por: Anônimo
5
A primeira afirmativa é falsa, pois a revolução francesa era essencialmente burguesa e defendia a propriedade privada, ideais contrários ao do socialismo.

A segunda afirmativa é verdadeira, e a terceira também.

A quarta afirmativa é falsa, a revolução francesa foi um rompante violento que não contou com a adesão gradual de todas as esferas da população, e teve inclusive um período de terror. Depois, foi sucedida pelo regime de Napoleão.

A quinta afirmativa é falsa, a república jacobina foi justamente o estado de terror citado anteriormente.
Perguntas similares