(UEL-PR) A peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), símbolo presente no logotipo da Universidade Estadual
de Londrina, foi intensamente explorada pela construção civil no início do povoamento de Londrina, em razão
da rigidez e da qualidade de sua madeira. Com relação à constituição do tronco de uma árvore, considere as afirmativas a seguir:
I. Os três tecidos mais periféricos são: câmbio, floema e casca.
II. O tecido encontrado no centro do tronco é formado por vasos lenhosos mais antigos.
III. O tecido adjacente ao câmbio vascular apresenta vasos lenhosos ainda em atividade.
IV. O alburno, diferentemente do cerne, é duro e resistente ao ataque de decompositores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II, e III.
e) I, III, e IV.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
I - Errada: De fora para dentro do caule , os três tecidos periféricos São súber (ou cortiça), felogênio ( ou câmbio da casca que é respon'savel pela produção desse tecidos) e feloderma. Veja figura em anexo. O conjunto formado pelos três tecidos recebe o nome de periderme.
II - Correta: O tecido mais central num tronco corresponde ao xilema fora de função, isto é, não transporta seiva, mas tem importante função na sustentação. Esse tecido recebe o nome de cerne.
III - Correta: O Cambio vascular produz novos vasos de floema e xilema, dessa forma o xilema que acabou de produzir é funcional, ou seja, ainda transporta seiva bruta, e recebe o nome de alburno, diferentemente do xilema mais interno chamado de cerne.
IV - Errado: O tecido duro e relacionado à sustentação do vegetal é o cerne, o alburno tem por função principal o transporte de seiva bruta ou mineral. No cerne encontramos sustâncias que protegem a madeira de ataque de fungos por exemplo