• Matéria: Geografia
  • Autor: anagmcamargo2151
  • Perguntado 8 anos atrás

Se não conseguirmos uma distribuição justa dos refugiados, muitos vão questionar Schengen e isso é algo que não queremos. [Declaração da chanceler alemã, Angela Merkel]. (O Estado de S. Paulo, 01/09/2015). A Europa vive uma das mais graves crises migratórias de suas história recente. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), são esperados ao menos 1,4 milhão de refugiados entre 2015 e 2016. (O Estado de S. Paulo, 19/10/2015). Considerando o contexto da União Europeia (UE), as informações acima e as respectivas datas de publicação, responda: a) O que é o Espaço Schengen? b) O que é a Zona do Euro? Cite um país da UE que não faz parte dessa Zona. c) Explique qual foi o posicionamento da UE e o papel da Alemanha frente à intensificação desse fluxo migratório.

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
35
a) O Espaço Schengen é constituído por diversos países europeus, em que os cidadãos podem transitar livremente. Entre esses países, cuja maioria faz parte da União Europeia, não há a necessidade de utilizar o passaporte. vale ressaltar que dentre os países que integram o Espaço Schengen, nem todos fazem parte da União Européia. 


b) A chamada "Zona do Euro" é um conjunto de nações que fazem uso de uma moeda em comum, o euro, dispensando a necessidade de câmbio. Porém, alguns importantes países da União Europeia não fazem parte da "Zona do Euro", como é o caso da Dinamarca, Reino Unido e Suécia.


c) A União Europeia é favorável ao recebimento de refugiados, na tentativa de estabelecer uma política que absorva esse contingente.

A Alemanha surge, então, como o destino mais procurado pelos refugiados, pois ser o país mais rico e onde há as melhores perspectivas de oportunidades.
Perguntas similares