Respostas
" Política café com leite"
Politica cafe com leite foi um Plano de poder executado na República Velha no ano de 1889 até 1930.
O acordo consistia em um predomínio político que garantia aos cafeicultores de São Paulo com os fazendeiros de Minas Gerais o direito de se dividir para ocupar o espaço na presidência.
A aristocracia cafeeira se tornou presente no Império, com o objetivo de defender os assuntos econômicos e políticos do País.
Os cafeicultores não participaram do golpe militar e quem foi à favor a República foram descriminados e rejeitados.
A produção e política do café só voltou a ter poder e ser predominante no Terceiro Governo Republicano, quando Moraes assumiu a Presidência.
A união e supremacia Política Nacional dos Estados de São Paulo e Minas Gerais contribuiu para o nome Política café com leite.
Essa política era baseada na troca de serviços e favores, entre os Governantes Estaduais e o Governo Federal.
A política café com leite teve a sua representação política entre os chefes dos Partido Republicano Paulista e o o Partido Republicano Mineiro ou seja a união de PRP com o PRM.
◾Conclusão:
➡️A política café com leite foi um ato de dominação política envolvendo paulistas e mineiros onde também teve a participação do governo federal.
➡️A mesma só terminou com a chegada da Revolução de 1930 que desfez as instituições políticas e governamentais como a República Velha.
✴Curiosidades:
Política café com leite!
A política do café representada pelo Estado de São Paulo
O leite foi representado pelo Estado de Minas Gerais .
Bons estudos ✍
Gratidão: ojosnegros ❣
A política Café com Leite era a alternância de poder entre presidentes pertencentes a Minas Gerais e São Paulo. A troca de presidente ocorria de 4 em 4 anos e o candidato eleito pertencia a São Paulo ou Minas Gerais.
Essa política teve início quando Manuel Ferraz de Campos Sales se elegeu presidente no ano de 1892 dando início assim a República Oligárquica (também denominada de Primeira República, República dos Coronéis) um governo que beneficiava apenas a elite cafeeira e rural.
O objetivo da Política café com leite era sempre manter como prioridade as necessidades e interesses de seus apoiadores.
Para se manterem no poder os candidatos paulistas e mineiros contavam com a ajuda dos governadores que mandavam coronéis convencer a população a votar em alguém, muitas vezes obrigavam ou ameaçavam os cidadãos caso não votassem em determinado candidato nessa época, a forma de votar era conhecida como Voto de Cabresto.
Esse tipo de governo só teve fim com a chegada de Getúlio Vargas ao poder no ano de 1930.
A designação "café com leite" ocorreu devido ao fato de São Paulo ser a principal produtora de café e Minas Gerais de leite.
Para Saber Mais:
- Política café com leite:
https://brainly.com.br/tarefa/27472479
- República Oligárquica:
https://brainly.com.br/tarefa/41025457