Analise o homem e suas relações sociais a partir da atuação política e relacione a participação política no Brasil
Respostas
Ao falarmos sobre relações sociais, não podemos deixar de considerar um fenômeno que alterou a forma do homem se relacionar com seu próximo, que foi a globalização. Esse fenômeno que gerou uma teia de conexões na percepção das tecnologias, reduziu o contato com o próximo, e ampliou o acesso a informações, mas ao mesmo tempo diminui o conhecimento. As relações dessa forma, tornaram-se muito mais configuradas do que espontâneas, reduzindo o diálogo, a discussão, o que consequentemente atravessa diversos campos, como o da política.
Trabalhando na temática da política, as relações sociais, tem deixado de ser sociais. O ser humano, tem se transformado individualista, justamente por se esconder na rede, e esconder nela suas indignações políticas através das redes sociais. A percepção sobre o que temos hoje é de que o melhor político é aquele que responde aos meus anseios e não aos da nação é aquele que respeita o meu senso de moral e não o do próximo.
Logo a sociedade, que forma tanto políticos como eleitores, ao terem suas relações sociais fragilizadas, não promovendo um crescimento ético, moral, social, transferem isso para o sujeito que vai adentrar a carreira política. E nesse panorama constrói-se uma política com graves problemáticas.
Espero ter entendido sua pergunta e ajudado, abraços.