• Matéria: História
  • Autor: 1234juliarodriozscwc
  • Perguntado 8 anos atrás

O curto governo de Jânio Quadros foi marcado por controvérsias e tensões com o congresso Nacional. Explique o significado dessa frase, expondo os motivos pra renunciar em 1961

Respostas

respondido por: Garcias29
14

As controvérsias e tensões durante o governo de Jânio Quadros deram - se principalmente, por causa de sua política externa independente, uma vez que, Jânio Quadros negou - se a manter o alinhamento do Brasil aos Estados Unidos e iniciou uma aproximação com a União Soviética (importante ressaltar o período histórico vivenciado no mundo – o período em questão era o que denominamos de Guerra –fria, conflito entre EUA e União Soviética).

Com a aproximação de Jânio Quadros com os governos socialistas (União Soviética, China Comunista e Cuba) houve um descontentamento de diversos chefes políticos e militares no Brasil com o seu governo. Sem se importar com esse descontentamento,  Quadros em agosto de 1961 condecorou “Che Guevara” com a mais alta honraria da nação brasileira: a ordem do Cruzeiro do Sul.

Depois dessa homenagem, ele foi acusado de ser aliado dos comunistas e de pretender instalar a ditadura no Brasil. Por conta dessas acusações, em 25 de Agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência da República.    

Perguntas similares