A dualidade do ensino brasileiro vem sofrendo críticas ao longo do processo histórico por manter-se antidemocrática sendo constituído por escolas particulares que oferecem maior qualidade de ensino aos que podem comprá-la e um sistema público de qualidade bastante discutível para o menos favorecidos. Neste sentido se pode afirmar que: I o sistema de ensino se mantém seletivo e excludente mesmo que a maioria da população escolar frequente todos os anos de escolaridade; II os mecanismos de exclusão no interior das escolas são constantes, sutis, ideológicos e agem com força constante; III o direito à educação de qualidade está garantido na Constituição Brasileira e se concretiza na realidade de fato das nossas escolas. IV o sistema dual oportuniza escolas de melhor qualidade para os menos favorecidos economicamente e pública para os ricos. É CORRETO o que se afirma em apenas: I; II e III; I e II. I e IV; II e III. II e III.
Respostas
respondido por:
22
Resposta certa: I e II.
respondido por:
7
Resposta: I e II
Explicação: Basta olhar e ver, a quantas andam as escolas publicas para perceber o quanto continuam conservadoras e excludentes. Qual escola publica oferece educação em nível de igualdade com as escolas privadas? Qual estudante de periferia, de família pobre tem acesso a cursinho para aumentar as chances de passar no vestibular para faculdade?
O direito à educação de qualidade está garantido na Constituição Brasileira, mas não é uma realidade nas nossas escolas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás