1 - A sociedade Livraria Plutônicas Ramirez Ltda. existe no mercado há mais de 30 anos e tem clientela fiel que não apenas adora a tradução, gramatura e qualidade dos livros, mas também frisa a qualidade das traduções de seus escritos. Assim, pode-se afirmar que essa sociedade tem uma clientela fiel e bastante interessante. Com o avanço da era digital, a sociedade que detém como carro chefe os livros impressos vem perdendo espaço e não está conseguindo alcançar o público mais jovem, já acostumado com a vida digital. Consequentemente, a família Ramirez está desanimada com os negócios e vem perdendo grandes quantias financeiras. Nesse caso, enquanto advogado especialista em direito societário, o que você recomendaria como possível saída, pensando nas formas de reorganização societária existentes?
2 - Recordemos que a sociedade empresária Andrade e Vieira Cosméticos Ltda. desejou expandir suas atividades e alcançar elevados patamares de lucro, optando, assim, por se transformar em uma sociedade anônima. Passados alguns anos, novos desafios se apresentam para a sociedade, a crise que assola os diversos setores da economia chega também às portas de nossa cliente. Para sair dessa situação, a Companhia Andrade e Vieira Cosméticos Ltda. busca sua assessoria jurídica para verificar se existe saída para a dissolução da sociedade sem o efetivo e definitivo encerramento das atividades societárias.
Qual é a melhor forma de os acionistas permanecerem como empresário investidores e darem novos rumos à sociedade? Existe alternativa que não só resolva o difícil momento empresarial, mas também conduza a companhia para outro rentável caminho? O futuro dessa sociedade está em suas mãos!
Respostas
A Companhia Andrade Vieira Cosméticos para permanecerem como empresários investidores e darem novos rumos à sociedade poderão, por exemplo, ser incorporada por outra sociedade, que interessada na tecnologia por esta desenvolvida, opta por incorporá-la, ainda que existam dívidas pendentes, a fim de agregar sua tecnologia e, assim, investir em seu negócio, em busca de maior qualidade e rentabilidade. Assim os sócios da Companhia Andrade Vieira Cosméticos continuarão atuando no segmento, extinguirão as dívidas da sociedade (ou, ao menos, as assegurará), permanecerão com a percepção de suas retiradas e, ainda, expandirão suas atividades. É possível sugerir e intermediar a realização de uma fusão entre a sociedade empresária e outra sociedade como forma de driblarem o difícil momento econômico.
Pode também fazer um estudo em relação a por exemplo se a concorrente dos clientes em questão estão em situação similar, e encontram-se na mesma situação, em decorrência das mesmas dificuldades, esse cenário poderá propiciar justamente a união do patrimônio destas duas empresas para criação de uma terceira, a fim de que fortalecidas possam retornar ao mercado com maior competitividade e alavancar as vendas. A suposta situação de crise se apresentará como uma nova oportunidade de expansão comercial.
Caso as dificuldades enfrentadas pela Companhia Andrade Vieira Cosméticos decorram do fato de que as duas principais atividades exploradas, cosméticos para pele e esmaltes para unhas, estão consumindo demasiada atividade de pesquisa, gastos de pessoal e constante investimento, o que tem exigido consideráveis investimentos e dificultado a organização da dinâmica da sociedade, pode ser sugerido a segregação das duas atividades, de modo que cada nicho de atividade seja exercido por uma sociedade distinta, racionalizando a operação, direcionando a pesquisa, estabelecendo um foco para desenvolvimento do marketing, entre outros.
Neste caso, uma cisão pode ser a solução do seu cliente. A Companhia Andrade Vieira Cosméticos transferirá seu patrimônio para duas novas sociedades, uma que seguirá desenvolvendo cosméticos para pele e outra com o foco no mercado de esmaltes.