• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

HISTÓTIA - 9° ANO - 20 PONTOS!

a) Porque o tempo de dedicação aos trabalhos domésticos é um fator que reproduz e reforça as desigualdades entre mulheres e homens?

b) O que as estatísticas brasileiras revelam sobre essa questão?

Respostas

respondido por: screwbeautiful
2
a-) Porque as mulheres realizam dupla ou tripla jornada, tendo assim muito menos tempo para se dedicar à vida profissional, como os estudos. Então os homens, com maior tempo disponível (o tempo é proveniente da folga dos serviços domésticos) conseguem se preparar melhor, além de maior tempo de descanso.

b-) (você não mostrou as estatísticas, difícil responder, se mandar por comentário eu te respondo)

Anônimo: Ainda que tenha se integrado ao mercado de trabalho formal, a mulher continua sendo a principal responsável pelo trabalho doméstico no Brasil. É o que demonstra estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009.
Anônimo: Segundo o comunicado, “trata-se de uma configuração presente na maior parte dos países e que reproduz e reforça as desigualdades existentes entre mulheres e homens, uma vez que tem repercussões diretas e indiretas sobre as possibilidades e formas de inserção nas outras esferas da vida social e econômica”.
Anônimo: Apesar de o tempo gasto com atividades domésticas variar segundo fatores como ocupação, nível de renda e tamanho da família, as mulheres dispendem muito mais tempo em afazeres domésticos do que os homens. As mulheres responderam que ocupam, em média, 26,6 horas semanais realizando afazeres domésticos em 2009; já os homens destinavam um tempo bem menor, 10,5 horas.
Perguntas similares