• Matéria: Filosofia
  • Autor: drikahenrique
  • Perguntado 9 anos atrás

"logos e mitos" são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida e do espirito. o que quer dizer pierre grimal nessa afirmação?

Respostas

respondido por: ligia1610
1016
Logos em latim é rezão e mito eram os contos contados dos deuses gregos e de suas situações. Pierre Grimal afirma que logos e mitos se desenvolveram juntas, pois na praça publica antigamente eram discutidos os mitos, e como os mitos envolviam muitos sentimentos humanos apesar dos deuses serem imortais foi assim que com o passar do tempo passaram a aplica-los no dia a dia e usar a razão e o mito combinados para explicar a vida e o espirito.
 Resumidamente como os mitos eram passados de boca em boca e muito discutidos a razão passou a dar certo fundamento na vida humana para os mitos que eram muito fantasiosos, formando um equilíbrio e sendo assim um estimulante para a conversa..
respondido por: EduardoPLopes
56

Com esta frase Pierre Grimal quer dizer que Logos e Mitos dizem respeito a aspectos diferentes da experiência humana.

Em uma lógica Positivista, geralmente pensamos o Mito como um etapa de desenvolvimento anterior ao Logos, a razão, sendo o Mito completamente extirpado por este gênero "superior" de conhecimento, o conhecimento racional ou científico.

Contra esta tese, Grimal apresenta a hipótese de que seriam, ao contrário, coisas de natureza diferente, ambas importantes, de modo que o Logos corresponderia àquilo na natureza que é perfeitamente explicável, e o Mito ao que é, por sua própria natureza, inexplicável ou escapa à razão.

Um exemplo prático disto poderia ser encontrado, por exemplo, nos usos da ciência e da fé, que podem servir aos seres humanos em diferentes momentos de suas vidas.

Mais sobre mitos em:

https://brainly.com.br/tarefa/7627641

Anexos:
Perguntas similares