Respostas
O Reino Franco foi organizado por Clóvis, no século V, fundador da dinastia merovíngia. Convertido ao cristianismo, Clóvis firmou aliança com a Igreja, garantindo assim a sobrevivência dos seus domínios. Os seus sucessores deram continuidade à obra de consolidação de um reino centralizado. Dentre eles se destacou Dagoberto I, denominado o Salomão dos Francos, por seu senso de justiça.
Clóvis foi responsável pela unificação dos francos, acabou com o controle romano em Paris e expandiu o reino até a região dos Pirineus. Clóvis também se converteu ao cristianismo, o que possibilitou o estreitamento de laços com o papa.
Clovis
Também é considerado fundador da França e é fundador da dinastia merovíngia que dominou o reino por dois séculos. Clóvis empreendeu uma vitória militar sobre os alamanos e os visigodos, colocando a Gália sob o domínio dos francos. Antes de se converter ao cristianismo, Clóvis já havia feito alianças com bispos da Gália, visando consagrar o domínio da região.
Em 496, após a vitória contra os alamanos, Clóvis se converteu ao cristianismo. Após sua morte, seus sucessores passaram por períodos de instabilidades. Elas só foram superadas no reinado de Clotário II, que reunificou o reino em 613.
Leia mais sobre a Idade Média: https://brainly.com.br/tarefa/10881853
#SPJ2