A repulsão e atração elétrica são conhecidas desde a antiguidade e a sua compreensão se dá por meio de modelos. Atualmente, o modelo que melhor representa esses fenômenos é o que se baseia na existência de dois tipos de cargas elétricas: a carga elétrica positiva e a carga negativa.
De acordo com esse modelo, cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem, conforme ilustra a figura a seguir.
A quantificação desse modelo é dada pela Lei de Coulomb que afirma que o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes (q1 e q2)
é igual ao módulo da diferença entre os valores das cargas, dividida pelo quadrado da distância (d) entre as cargas.
é igual à soma dos módulos dos valores dessas cargas, dividida pelo quadrado da distância (d) entre as cargas elétricas.
é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas, menos o quadrado da distância (d) entre as cargas elétricas.
é proporcional ao inverso do produto dos valores das cargas elétricas, em módulo, e diretamente proporcional à distância (d) entre elas.
é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância (d) entre elas.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
O enunciado já ajuda a obter a resposta porque se refere à teoria da 1a Lei de Coulomb: "intensidade da força elétrica de interação entre cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa."
R: última opção (E)
R: última opção (E)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás