Dentre os cuidados com uma piscina, está o controle do pH. O pH considerado ideal é 7,2, o mesmo da lágrima. O pH mais ácido agride os olhos e favorece a dissolução de material particulado e o pH mais básico inibe o funcionamento de alguns produtos usados no tratamento, deixando a água mais turva.
Analise as alternativas.
I - A elevação do pH de uma piscina favorece a dissolução dos floculantes presentes na água.
II - O pH de um suco de tomate, em média, deverá ser igual a 4,2 - aproximadamente 1000 vezes mais ácido que a água de uma piscina em boas condições.
III - No tratamento de uma piscina é comum a utilização de barrilha (Na2CO3 -- carbonato de sódio) para a elevação do pH, pois produz uma solução de caráter alcalino.
IV - No tratamento de microorganismos em piscinas, é comum a utilização de sair de hipoclorito, que fornecem à água o íon CI-1 (aq).
São verdadeiras, apenas
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
I. Falsa. A DIMINUIÇÃO do pH favorece a dissolução dos floculantes.
II. Verdadeira. A diminuição de uma unidade do pH corresponde a um aumento de 10 vezes. De 7,2 para 4,2 tem-se uma diminuição de 3 unidades no pH, e portanto, um aumento de 1000 vezes na acidez.
III. Verdadeira. O Na2CO3 é um sal que ao ser dissolvido em água sofre hidrólise e gera íons OH-, produzindo uma solução alcalina (pH básico).
IV. Falsa. O hipoclorito de sódio (NaClO) ao ser dissolvido em água produz o íon ClO- (hipoclorito) e não o íon cloreto (Cl-).
Portanto, o gabarito correto é a alternativa C.
Amandapfs97:
Mas a alternativa A tbm foi dita como verdadeira, então só a C corresponde a minha pergunta
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás