• Matéria: Filosofia
  • Autor: Liliih58
  • Perguntado 8 anos atrás

- Leia o trecho a seguir e comente-o recorrendo aos argumentos de uma das correntes filosóficas analisadas (epicurismo ,estoicismo,cinismo).

Com o capitalismo de consumo, o hedonismo se impôs como um valor supremo e as satisfações mercantis, como o caminho privilegiado da felicidade. Enquanto a cultura da vida cotidiana se domina por esse sistema de referência, a menos que se enfrente um cataclismo ecológico ou econômico, a sociedade de hiperconsumo prosseguirá irresistivelmente em sua trajetória. Mas, se novas maneiras de avaliar os gozos materiais e os prazeres imediatos vierem à luz, se uma outra maneira de pensar a educação se impuser, a sociedade de hiperconsumo dará lugar a outro tipo de cultura.

Respostas

respondido por: waltercaminha
309
Olá, Lili, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Se abordarmos o tema discutido na citação pelo viés do Epicurismo, podemos concordar com o que é dito no final da mesma: ao mudarmos nossa visão sobre prazeres materiais e imediatos, o hiperconsumo dará lugar a uma outra cultura.

De acordo com Epicuro, os prazeres da vida devem ser buscados com parcimônia, visando o bem estar. É preciso evitar dores e perturbações, assim como luxo e excessos. O prazer, para Epicuro, advém da paz alcançada através da serenidade e da fuga ao hedonismo (fruição do momento presente).
Perguntas similares