• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Compare a atuação dos imperadores astecas Montezuma e seu sucessor Cuahtémoc diante da conquista espanhola.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
110
Montezuma  e Cuahtémoc foram governantes do Império Asteca. Montezuma, ao saber da chegada do espanhóis, enviou mágicos, sacerdotes e presentes através de um embaixador, com objetivo de manter os espanhóis afastados de sua cidade, mas a sede por ouro era muito maior. Em  8 de novembro de 1519, Montezuma finalmente encontrou com Hernán Cortés, quem acreditava ser o Deus Quetzalcoatl

A chegada de Cortés acarretou em várias mudanças: o sangue do templo foi lavado, as imagens dos deuses astecas foram substituídas por ícones do cristianismo e Montezuma até se batizou. No entanto, numa desavença entre os soldados espanhóis e um asteca, Montezuma foi tornado prisioneiro. O povo asteca, cansado do comando de Cortés, se revoltou e tomou o poder da cidade assassinando Montezuma e colocando seu irmão Cuitlahuac como novo imperador.

Cuitlahuac obteve algumas vitórias contra os espanhóis, mas acabou morrendo num surto de varíola e seu sobrinho Cuauhtémoc, de 19 anos assumiu. Cuauhtémoc se opunha extremamente ao governo Espanhol, mas com Cortés aliado a várias cidades vizinhas, ele não resistiu as investidas e acabou prisioneiro por muito anos, antes de ser executado.
Perguntas similares