Respostas
íder nacional na produção de grãos, Mato Grosso tem colhido ótimos resultados nas últimas safras. Além de ter expectativa de produzir 25% do total da produção do país, também deve ser o maior produtor de milho do país em 2017. É o que estima o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em 2016 a colheita do do milho chegou a 19 milhões de toneladas no estado. Com expansão de área, aumento de produtividade e chuvas regulares, neste ano a expectativa é que a safra ultrapasse 28 milhões de toneladas, considerada a maior da história em Mato Grosso.
Nos três primeiros meses de 2017, a safra recorde de grãos cumpriu a promessa de tirar a economia de um ciclo de oito trimestres seguidos de queda, enquanto a indústria e serviços não deram sinais claros de reação. O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, puxando um crescimento de 1% no PIB do primeiro trimestre.
A expectativa para a safra de milho e soja em Mato Grosso em 2017 é positiva: devem ser colhidas 28 toneladas de milho e 31 toneladas de soja. A colheita de milho varia entre os meses de junho e agosto. A colheita da soja terminou no mês de março, praticamente. Em 2016, Mato Grosso teve colheita de 27,8 milhões de toneladas de soja.