• Matéria: Sociologia
  • Autor: camillapeozvum0
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é CORRETO afirmar que:

a) A lei da hora extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.


b) A lei da mais-valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.


c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.


d) A lei da mais-valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.


e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.

Respostas

respondido por: Mandyli
246
A alternativa C. Marx determina que o valor de uso de marcadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação.
respondido por: Matheusieti
276

A alternativa C está correta.

Para o autor, a luta de classes se refere a um fenômeno social que existe entre pessoas de diferentes classes sociais devido os interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas, podendo ser notado a partir   da lógica do modo de produção capitalista, o que dá base a um conflito, que se expressa nos diversos setores sendo eles: 

  1. Econômicos;
  2. Ideológico;
  3. Político.

Vale ressaltar que segundo o estudo de Marx,  a luta de classes, só acabará com o fim do capitalismo e com o fim das classes sociais. 

Perguntas similares