Considere o trecho abaixo.
“No plano político, a doutrina liberal defende o direito de representação dos indivíduos, sustentando que neles, e não no poder dos reis, se encontra a soberania. Esta é entendida como o direito de organizar a nação a partir de uma lei básica - a Constituição. O alcance da representação traçou uma linha divisória entre liberalismo e democracia ao longo do século XIX. As correntes democráticas defendiam o sufrágio universal, ou seja, o direito de representação conferido a todos os cidadãos de um país, independentemente de condição social, sexo, cor ou religião, ou mesmo a democracia direta, isto é, o direito de participar da vida política sem conferir mandato a alguém”. FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996, p. 66.
No Brasil, os liberais trataram, em regra, de restringir a representação, segundo critérios sobretudo econômicos.
Porque Para eles, só os proprietários, com um certo nível de renda, poderiam votar ou ser votados, pois às demais pessoas faltava independência para o exercício desses direitos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. Responder
Respostas
Resposta:
Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas
Explicação:
O liberalismo é um conjunto de pensamentos que surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu apogeu ocorreu após a Revolução Industrial, no início do século XIX. Basicamente, a visão liberal de mundo consiste em enxergar que todos os seres humanos são dotados de capacidades para o trabalho e intelectuais e que todos têm direitos naturais a exercer a sua capacidade.
Dessa maneira, o Estado não tem o direito de interferir na vida e nas liberdades individuais dos cidadãos, a menos que esses atentem contra a ordem vigente. Esse pensamento liberal norteou eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, criando um Estado de Direito liberal na modernidade, que visava assegurar os direitos dos cidadãos e acabar com o despotismo.
Segundo o filósofo inglês John Locke é direito de todos os cidadãos participar da política e da economia, de trabalhar, acumular riquezas e adquirir uma propriedade privada.
A alternativa correta quanto à classificação das afirmativas sobre os liberais é a Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmações apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmação está ERRADA, dado que no Brasil, os liberais procuravam aumentar a representação, e não restringir.
II - A segunda afirmação está ERRADA, uma vez que o liberalismo prega que todos os seres humanos são dotados de capacidades para o trabalho e intelectuais e que todos têm direitos naturais a exercer a sua capacidade. Ou seja, todas as pessoas devem votar.
Veja mais sobre liberalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6409805